DENGUE - NOVOS CASOS

por Marcio Medeiros de Souza

DENGUE ASSUSTA REGIÃO E PODE ESTAR VOLTANDO!

Prefeitura de Carangola pede colaboração dos munícipes no combate do mosquito da dengue.

Em momento que 11 cidades da região registraram novos casos prováveis de dengue de acordo com Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgado nesta segunda-feira (18). Prefeitura de Carangola, intensifica os trabalhos no combate ao mosquito transmissor e pede colaboração de toda população. Veja nota da íntegra:

A Prefeitura Municipal de Carangola, reforça a importância da colaboração de todos carangolenses para o combate ao mosquito da Dengue

Uma das recomendações é vistoriar semanalmente seus imóveis para eliminar possíveis criadouros. Com o término do período de estiagem e início da época das chuvas, a Prefeitura Carangola, Segue a programação do seu grande Mutirão de Limpeza que vem acontecendo nas últimas semanas e solicita a colaboração de todos os munícipes para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que além de ser responsável pela transmissão da Dengue, transmite também Zika e Chikungunya.

Uma das recomendações é vistoriar semanalmente os próprios imóveis para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Basta reservar pelo menos 10 minutos da semana para procurar pontos de acúmulo de água nas casas e eliminar esses focos.

Os locais onde o mosquito costuma colocar seus ovos e que devem ser checados são: piscinas, caixas d’água, calhas, bandejas de ar-condicionado, pratinhos de plantas, os próprios vasos, garrafas PET e de vidro, baldes, saquinhos plásticos, pneus e lonas. A Prefeitura também recomenda que os moradores coloquem areia nos pratinhos de planta; mantenham garrafas sempre viradas para baixo; guardem pneus em locais cobertos; joguem no lixo todo objeto que possa acumular água parada e verifiquem se a caixa d’água está bem fechada.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vem dando continuidade às ações de combate e prevenção à Dengue. Durante a semana, os agentes de combate a vetores têm realizado visitas casa a casa em todos os bairros, seguindo o “Mutirão de Limpeza” dando prioridade àquelas situadas em regiões onde há mais risco de haver possíveis criadouros. Também são realizadas vistorias em pontos estratégicos e em imóveis especiais (locais onde há grande circulação de pessoas). Quando é detectado um possível foco de Dengue, a Prefeitura realiza a atividade de bloqueio de controle de criadouros, efetuando uma busca ativa na região onde ocorreu o caso. Aplicando o fumacê dentre outras medidas.

Além dessas atividades, equipes especiais têm efetuado ações de intensificação aos finais de semana, por meio de mutirões, que iniciaram no mês de março e ocorrerão durante todo do ano. Ao todo são 3 secretarias que disponibilizaram seus profissionais da rede municipal, para percorrem os bairros da cidade. Os agentes também promovem um trabalho de educação e conscientização da população com orientação aos moradores e distribuição de material impresso.

De acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Fernando Fonseca, “é muito importante que os moradores, após verificarem a identificação dos funcionários da Prefeitura, permitam a entrada dos agentes em seus imóveis para vistoria e orientação, ressaltando que serão observados principalmente os possíveis criadouros. Os mutirões já foram realizados em diversos bairros da cidade e a programação é que todos os bairros sejam contemplado com essa ação” finaliza.

Fonte: ASCOM / https://www.facebook.com/prefeituracarangola/