Segunda, 19 Dezembro 2022 16:30

Programa de Recuperação e Monitoramento das Cheias do Rio Carangola

A Prefeitura de Carangola através da Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil, coordena o Programa de Recuperação e de Monitoramento das Cheias do Rio Carangola que consiste no acompanhamento e previsão de níveis do rio, gerando e disseminando informações hidrológicas para subsidiar a tomada de decisões por parte da população e dos órgãos relacionadas à mitigação dos impactos de eventos hidrológicos extremos.

Esse ano, a fim de otimizar o monitoramento plúvio-fluviométrico foram instalados equipamentos como réguas de medição fluviométrica e câmeras. O sistema completo visa acompanhar e alertar os moradores em tempo real da vazão do Rio de acordo com as chuvas em locais a montante do município e está em funcionamento desde novembro de 2022, permanecendo 24h por dia, sete dias na semana. A Secretaria de Meio Ambiente monitora e integra o monitoramento do Rio Carangola em pontos estratégicos nos municípios de Orizânia, Divino e Carangola.

A partir de agora, a população também poderá acompanhar em tempo real qualquer alteração do nível do rio Carangola acessando o link de acesso às imagens no site da prefeitura de Carangola. Secretarias municipais, empresas parceiras da Prefeitura e parceiros estão juntas trabalhando para minimizar eventos que impactem a rotina do cidadão em período de cheias. É a tecnologia aliada ao conhecimento das necessidades de Carangola e de sua população.